PLUS: A importância de Leia Organa para Star Wars e para a representativo feminina na cultura POP

 

Quando pensamos em símbolos de resistência na Cultura POP, sem dúvidas nos vêm à mente a Princesa Leia, a personagem icônica de Star Wars vivida por Carrie Fisher e também o tema do Plus desta semana.

Seus feitos no universo Star Wars

Leia fez sua primeira aparição em ‘Star Wars: Uma Nova Esperança’ e desde aí já mostrou estar ao lado da resistência e em sua busca para uma Galáxia livre, ficou encarregada dos planos roubados da Estrela da Morte, arma com potencial de destruir planetas, e após concluir sua missão, com ajuda de Han Solo, Chewbacca e Luke Skywalker, continuou a ajudar e posteriormente a liderar a Aliança Rebelde.


Leia carrega consigo o título de princesa mas quando Han Solo foi capturado, por um famoso caçador de recompensas, chamado de Boba Fett, foi quem, apesar de carregar consigo um título que por muitas vezes é demonstrado como alguém que precisa de resgate,  buscou e resgatou Han.


Ao fim da guerra e com a morte de Darth Vader e o Lord Sith terem vindo a óbito, o Império se tornou um verdadeiro caos e Leia foi quem ajudou a ser criada a Nova República.


Após tais acontecimentos, Leia se casou com Han Solo, com quem teve um filho, e durante este mesmo período, chegou a assumir a posição do Palpatine no Senado da Nova República.

Carrie Fisher em busca de igualdade e respeito!

Uma das cenas mais controversas da franquia, acontece em O Retorno do Jedi onde Leia é apresentada com um “biquini dourado” e sempre foi algo que trouxe desconforto a atriz, que falou sobre e aconselhou Daisy Ridley, a Rey, sobre seus figurinos.


Você deve lutar pelo seu figurino. Não seja uma escrava como eu fui.


Além deste conselho, em uma entrevista para a revista Rolling Stone, ela falou sobre os motivos de como Leia é apresentada em um primeiro momento e sofrendo suas alterações de acordo com o passar dos filmes.


Ela não tem amigos, nem família; o planeta dela foi explodido em segundos – junto com o cabeleireiro dela -, então, tudo o que resta para Leia é uma causa. No primeiro filme, ela era simplesmente uma soldada, na linha de frente e no centro. E a única forma de deixar a personagem forte era deixando ela brava. Em “O Retorno Jedi”, ela já aparece mais feminina, mais compreensiva, amável… Não se esqueça que esses filmes são basicamente ‘fantasias de garotos’. Então o jeito que encontram de deixar ela mais feminina era tirando a roupa dela.


Outra controvérsia, que envolveu a personagem, foi algo mais dos bastidores da franquia e mais uma vez foi relacionado ao figurino.


Durante as filmagens de ‘Uma Nova Esperança’, George Lucas não permitiu que a atriz usasse sutiã, pois segundo o mesmo “não existem roupas íntimas no espaço”. Carrie Fisher relembrou tal acontecimento em um especial de 2010 da HBO.


Então eles colocaram o vestido em mim no primeiro dia e me trouxeram para George. Ele olha para mim e disse: 'Você não pode usar sutiã por baixo desse vestido'. Então eu disse: 'Por quê?', e ele respondeu: 'Porque não existem roupas íntimas no espaço'. E o homem disse isso com muita convicção também.


Como uma maneira de protesto, posteriormente, ao acontecimento a atriz fez o seu próprio obituário e falou sobre em uma entrevista.


O que acontece é que quando você vai para o espaço, você fica sem peso. Até aqui tudo bem. Mas depois o seu corpo expande e o sutiã não. Com isso você acaba sendo estrangulado pelo próprio sutiã.


Para Carrie este seria um obituário perfeito.


Acho que esse seria um óbito fantástico – então eu digo para meus amigos mais novos que não importa como eu morra, eu quero que digam que morri à luz da lua enforcada com meu próprio sutiã.


Infelizmente, Carrie se juntou à Força no dia 27 de Dezembro de 2016, mas deixou consigo um grande legado, um símbolo que serviu e serve até hoje como exemplo e inspiração para mulheres de todo o mundo e jamais será esquecida.


Bem, este é apenas um trecho do plus desta semana, a outra parte que fala sobre a personagem Rey, foi contada lá no Instagram no perfil de nossa parceira do Fabuloso.


A edição desta semana é uma simplória homenagem ao mês das mulheres, que sem dúvidas merecem o mundo!


Nos despedimos por aqui padawans e nos vemos na próxima semana! Que a força esteja com você!

O que é o plus?

O Plus é um quadro desenvolvido em uma parceria entre o POP Cat e O Fabuloso, com o intuito de falar sobre os mais diversos assuntos do universo Geek, trazendo duas visões sob o mesmo. Este quadro vem, como o nome já indica, um conteúdo extra para ambas as partes e que recebe novas atualizações toda sexta-feira às 15h.

Postagem Anterior Próxima Postagem