Star Wars: Jedi Fallen Order, desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela EA, foi lançado em 2019, mas apesar do grande sucesso em vendas, será que realmente vale a pena investir seu tempo no título?
Caso você ainda não tenha jogado ou não tenha o concluído, não se preocupe, cuidamos para que esse texto não contenha nenhum spoiler que possa estragar sua experiência.
Sinopse:
Ambientado cinco anos após os acontecimentos de Star Wars Episódio 3 - A Vingança dos Sith, acompanhamos o padawan Cal Kestis, remanescente da ordem 66, que quando perseguido pelo império se alia a personagens improváveis e embarca em uma viagem para concluir seu treinamento para se tornar um Cavaleiro Jedi e em busca de uma forma de restaurar a Ordem Jedi.
História:
Confesso que após ouvir inúmeras pessoas tecendo elogios para o título e sendo um grande fã da franquia Star Wars, quando enfim adquiri a minha cópia do título, minhas expectativas estavam um pouco elevadas.
Durante minha experiência, me frustrei com a história que não me proporcionou uma grande imersão ou mesmo um bom desenvolvimento, me dando a impressão de sempre estar repetindo a mesma história do início ao fim do jogo.
Uma das poucas vezes em que o título se arrisca a trazer uma temática um pouco diferente, do conflito dos Rebeldes contra o Império, o mesmo fica mal aproveitado e peca na exploração das diversas possibilidades.
Gameplay
Se durante a história senti que estava vivendo um grande loop, revivendo a mesma parte do roteiro, não foi diferente com o gameplay.
O loop de gameplay é algo utilizado em todos os jogos, é consiste, como o nome já indica, é aquilo que o jogador repete durante toda sua jornada em um jogo.
Apesar disso, existem diversos exemplos em que apesar de você estar fazendo a mesma coisa durante todo o título, você não sente tanto isso, o que trás uma fluidez durante toda a sua jogatina, mas Fallen Order peca nisso.
Joguei algumas vezes ao lado de meu irmão e o mesmo comentou “sempre que te vejo jogando, parece que estou vendo você sempre fazer a mesma coisa”
Em todo momento me via escalando uma parede, passando por uma parede estreita ou me esgueirando por um caminho que exigia que Cal passasse agaixado.
O pouco que vi de gameplay que consumi através do YouTube, me trouxe a comparação com títulos como God of War (2018), Dark Souls e Bloodborne, mas calma, apesar dos últimos dois títulos citados, Fallen Order não trás consigo a dificuldade já conhecida nos títulos da From Software.
E quando enfim joguei, posso afirmar que a sensação não foi diferente e foi prazeroso em alguns momentos e em outros um tanto irritante.
Utilizar o sabre de luz, juntamente a força foi uma excelente mecânica e me trouxe a verdadeira sensação de empunhar um sabre de luz enquanto tenho a agilidade de um jedi.
Mas como eu disse, também tive momentos de raiva. Seja com os bloqueios de tiros dados pelos inimigos, que quando eu acertava ou errava, não tinha um feeling do motivo para o mesmo, para poder aprimorar meus reflexos.
A área de dano de alguns inimigos às vezes parece ser tão grande, que mesmo com a esquiva, você pode acabar sofrendo dano do ataque o que pode te levar a morte durante algum combate quando você menos esperar.
Bugs
Fiz uma pesquisa e perguntei para algumas pessoas, mas as mesmas não passaram pelo mesmo que eu.
Em certos momentos dos jogos, apareciam para mim dois inimigos OP, sendo um robô e um caçador de recompensas, que se te matarem, quando você retorna a essa sala, seus pontos de XP se encontram lá, mas os inimigos enfrentados anteriormente não.
Considerações finais:
Jedi Fallen Order, tinha potencial de ser extremamente superior ao que foi entregue em sua versão final e espero que o número de vendas faça com que a Respawn / EA trabalhe em uma sequência aprimorada para o mesmo.
Quanto a pergunta de se vale a pena ou não, ao menos para mim, a jogatina se tornou algo cansativo e este não é um título que passa em minha cabeça para indicar a fãs e não fãs de Star Wars, seja para jogar ou assistir a uma série de gameplay no YouTube.