#Plus: Pulp Fiction

 

“O caminho do justo está cercado por todos os lados pelas iniquidades dos egoístas e pela tirania dos perversos. Bendito é aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, pastoreia os fracos pelo vale das trevas, pois ele é verdadeiramente o protetor de seus irmãos e o salvador dos filhos perdidos. E Eu atacarei com grande vingança e raiva furiosa aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá: meu nome é o Senhor quando minha vingança cair sobre ti!”

Sim meus queridos amigos e leitores, estamos de volta com mais um Plus e hoje iremos dar início a um especial de um dos diretores mais prestigiados dos últimos anos, também conhecido como Quentin Tarantino.  


Não poderíamos dar início de outra maneira, senão com o filme que trouxe Tarantino para os holofotes, hoje iremos falar sobre Pulp Fiction.


A um certo tempo atrás, escutando um podcast, e as pessoas conversavam sobre o quão difícil é dar uma sinopse a essa obra e agora que chegou a minha vez de fazer isso, bem…eu sou obrigado a concordar com eles, não vejo como seja possível realizar tal feito.


Apesar dessa clara incapacidade, tentarei te explicar o que é Pulp Fiction, caso você ainda não tenha visto e se você ainda não assistiu, o que você está esperando? Terminando esse texto, corre lá para assistir.


Basicamente, sua narrativa gira em torno de 3  histórias que em algum momento acabam se relacionando de forma direta ou indireta.

Vale também dizer que o roteiro não é montado de maneira linear, ou seja, começamos o filme em seu final e todas as demais partes são inseridas no decorrer do longa. Tal montagem se deve ao fato de que em sua origem, eram 3 curtas que posteriormente se juntaram em um grande projeto.


Sem mais delongas, vamos na tentativa vã de falar pra vocês um pouco de cada uma das histórias presentes.  


1-  A primeira história para qual somos apresentados a um simples casal ao qual aparentemente está  apaixonado, e isso é até verdade, no entanto suas verdadeiras intenções ali são assaltar sua lanchonete, apesar de seus planos não saírem como o esperado.


2- Somos apresentados a dois capangas, interpretados por John Travolta e Samuel L. Jackson, de um gangster que estão na busca de um jovem.

Logo após essa cena que não necessariamente vem na ordem cronológica, Vincent (John Travolta), recebe a missão de levar a esposa de seu chefe para sair e se divertir, mas acaba rolando uma certa tensão sexual entre os dois, mas os acontecimentos seguintes beiram o desastre.


3- A terceira história ao qual nos é apresentada se trata da de um lutador, interpretado por Bruce Willis, que começa com um grande clichê do lutador que precisa perder uma luta que é manipulada por debaixo dos panos, caso contrário sua vida corre grande risco, mas apesar de seu início, a maneira como esta se desenvolve e completamente diferenciada e com certeza irá te chocar. 


Agora que você já está brevemente introduzido, vamos falar um pouco sobre o longa de maneira geral.


É muito fácil, após voce assistir, entender o motivo pelo qual levou o longa a se tornar um dos grandes clássicos do cinema.


Sua trilha sonora é marcante, com grandes clássicos e se você gosta de músicas antigas, sem dúvidas você irá adorar as que estão presentes em Pulp Fiction.


A lanchonete temática com seus garçonetes com roupas de astros da música, como Elvis Presley e Marilyn Monroe,  ao qual Vincent e Mia Wallace (Uma Thurman) com certeza inspirou diversas das lanchonetes temáticas de cultura pop que conhecemos hoje em dia.


O tempo de tela de cada um dos personagens e a maneira ao qual são construídos é feita com tamanho esplendor que, apesar de você saber que o que os personagens estão fazendo é completamente errado, você ainda assim torce para eles.


Como eu disse anteriormente, o roteiro não é construído de maneira linear, no entanto, após a conclusão do filme, você não terá dificuldades  de montar a história em sua ordem cronológica.


Agora para você meu querido leitor que já se deleitou nessa magnífica produção.


Meus amigos, o que tinha naquela bendita maleta? Tarantino, já disse em algumas entrevistas que nem ele mesmo pensou no que estaria ali presente.


Sem dúvidas é um item de extremo valor e de conhecimento de todos os personagens que ali coexistem e que sem dúvidas são o grande mistério de Pulp Fiction.


Algo a se aprender com o longa, sim eu tiro algo de aprendizado de tudo que assisto (acho que já perceberam isso em meus textos kkkkk), e nesse caso temos a aprender com Winston Wolfe (Harvey Keitel).


Agora você deve estar como nosso querido John Travolta, se questionando “o que podemos tirar desse filme?”


Pense comigo, o que Wolfe tem para ser requisitado e resolver os problemas? Meus queridos leitores, ele tem o dom de não perder a cabeça independente da situação ao qual ele precisa resolver.

Caso você já tenha assistido ao filme reflita um pouco, tudo que ele instrui ao Vincent e Jules são coisas óbvias a serem feitas.


Então, em situações complicadas em que todos estão perdendo a cabeça, até mesmo você, seja o Wolfe e mantenha a cabeça fria para que assim resolva a situação sem desespero.


Eu me despeço de vocês por aqui, mas o Plus não fica por aqui, clica aqui para cair lá na página do Instagram da Carol, idealizadora do O Fabuloso Destino, nossa parceira na produção desse quadro.


Nosso texto de hoje foi somente o Michael Jackson comendo pipoca, já o dela promete ser polêmico mas de maneira positiva, corre lá para conferir.


Obrigado por ler até aqui e até a próxima semana.



Postagem Anterior Próxima Postagem